Trump avalia estender pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas

Publicado em 11/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.poder360.com.br. Confira o original em: clique aqui.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou nesta 5ª feira (10.abr.2025) que avalia estender a pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas para países que demonstraram interesse em negociar acordos comerciais.

A suspensão temporária das tarifas foi anunciada na 4ª feira (9.abr.2025). Em publicação no Truth Social, Trump disse que, durante o período, as tarifas recíprocas seriam reduzidas para 10%. Segundo ele, a medida foi motivada pelo interesse de mais de 75 países em buscar soluções para disputas comerciais com os Estados Unidos.

Formulário de cadastro
E-mail

“Com base no fato de que mais de 75 países entraram em contato com representantes dos Estados Unidos –incluindo os USTR (Departamentos de Comércio, Tesouro e o Representação Comercial)– para negociar uma solução para os temas em discussão relacionados a comércio, barreiras comerciais, tarifas, manipulação cambial e tarifas não monetárias, e que esses países, por minha forte recomendação, não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, autorizei uma PAUSA de 90 dias, e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida, de 10%, também com efeito imediato”, escreveu Trump.

Questionado se as tarifas voltariam aos níveis anteriores caso os acordos não avancem, o republicano respondeu: “É isso que aconteceria. Tem que ser bom para os dois lados”. Ainda assim, indicou que a extensão da medida está em análise: “Vamos ver o que acontece”, disse.

A declaração foi dada a jornalistas depois de uma reunião com o gabinete presidencial, segundo a emissora norte-americana CNBC.

UE RECUA

A UE (União Europeia) pausou as tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos por 90 dias. A decisão foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em publicação no X nesta 5ª feira (10.abr).

Von der Leyen afirmou que “quer dar uma chance” aos norte-americanos. Disse também que a UE seguirá desenhando uma estratégia de retaliação caso as negociações falhem ao longo dos próximos 90 dias.

Na 4ª feira (9.abr), o bloco havia anunciado que aplicaria tarifas contra os norte-americano em resposta à taxa de 25% imposta por Trump sobre a importação de aço e alumínio.

Leia mais

Publicidade