Globo rejeitou novela por falar sobre aborto, diz Gloria Perez

Publicado em 11/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de revistaoeste.com. Confira o original em: clique aqui.


A roteirista Gloria Perez anunciou o fim de seu contrato com a TV Globo. Segundo a autora, a emissora rejeitou sua nova novela, Rosa dos Ventos, por abordar o aborto como tema principal.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Gloria contou que a Globo propôs adaptar a sinopse e ofereceu a prorrogação do contrato para exibir a novela depois de Três Graças, de Aguinaldo Silva, sucessora de Vale Tudo. A autora não aceitou a proposta.

Leia mais: “‘Globo é porta-voz de Moraes’, diz Malafaia”

“Era impossível” contou Gloria Perez, em entrevista concedida por e-mail ao jornal. “A intenção [falar sobre o aborto] era jogar um foco sobre essa forma de violência contra as mulheres. São casos muito comuns, que costumam terminar em assassinato. A toda hora estamos vendo na mídia.”

O roteiro também incluía uma personagem com aspirações políticas, mas, segundo a autora, a novela não discutia política partidária. Ainda assim, isso teria causado incômodo na emissora.

Tirar o aborto da novela era impossível, diz Gloria Perez

A sinopse da novela incluía a atriz Giovanna Antonelli interpretando a personagem principal, Mabel, candidata a um cargo legislativo no Rio Grande do Sul. Ela é mulher de Murilo, interpretado por Murilo Benício, que tem um caso com Cibele (Grazi Massafera). O homem forçaria a amante a fazer um aborto para evitar um escândalo político.

De acordo com a autora, a Globo solicitou a retirada do tema. “Pediu que contornasse, descartando o aborto”, afirmou. “Era impossível atender: o aborto é o ponto de partida da história, tudo o mais ocorre a partir dele, todas as tramas paralelas se relacionam a ele. Tirar o aborto era tirar o macaco do King Kong.”

Gloria Perez mantinha um contrato por obra com a emissora. “Decidido o cancelamento [da novela], foi proposto assinar uma extensão dele para produzir uma história nova”, explicou a autora. “Preferi não assinar. Tudo foi acordado e feito amigavelmente.”

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Apesar disso, a autora não pode vender a história para outra emissora ou para algum serviço de streaming. “A Globo não me devolveu a sinopse e está no seu direito.”

O post Globo rejeitou novela por falar sobre aborto, diz Gloria Perez apareceu primeiro em Revista Oeste.



Leia mais
Publicidade