Oposição critica fala de Barroso sobre combate ao ‘extremismo’: ‘Agentes partidários’

Publicado em 15/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de revistaoeste.com. Confira o original em: clique aqui.


A oposição criticou a recente declaração do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de que a Corte assumiu protagonismo contra o “extremismo” no Brasil. 

Durante palestra na Brazil Conference, evento promovido pelas universidades de Harvard e do MIT, Barroso disse que o Supremo atuou para desfazer medidas que ameaçavam o equilíbrio institucional.

“Aqui no Brasil, para enfrentar o populismo autoritário e o extremismo, o Supremo Tribunal Federal chamou para si essa missão, ao lado de outras instituições”, afirmou. “E atuou intensamente mediante diferentes formas de atuação.”

supremo tribunal federal
Ministros do STF durante sessão plenária | Foto: Gustavo Moreno/STF

Fala de Barroso sobre ‘extremismo’ gera críticas

A Oeste, o primeiro vice-líder da oposição na Câmara, Ubiratan Sanderson (PL-RS), afirmou ser “lamentável o que observamos nos últimos anos” no Supremo Tribunal Federal.

“Ministros do STF deixando de lado a responsabilidade de serem os guardiões da Constituição Federal para se tornarem agentes partidários”, analisou. “Por esse tipo de manifestação do ministro Barroso, bem como por manifestações do tipo ‘perdeu mané’, também do mencionado ministro, que a nossa suprema corte é desprezada pela maioria da população brasileira. E quem define o que é extremismo?”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Para o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), esses “pensamentos colaboram para a descrença dos brasileiros diante do Supremo Tribunal Federal”. O vice-líder da oposição deu a declaração a Oeste.

“O STF trocou o papel de guardião da Constituição por uma postura ativista e ideológica”, destacou. “Quando deixam de interpretar a Carta Magna que rege o país para impor agendas políticas colocam em perigo a democracia no Brasil.”

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) avaliou que o “rótulo de ‘extremismo’ serve apenas como justificativa para legitimar a censura, os abusos de autoridade, as ilegalidades e as perseguições políticas contra adversários”.

“Barroso, o sujeito que declarou que derrotou o Bolsonarismo, agora declara em evento realizado pelas universidades de Harvard e do MIT que o STF chamou para si missão de ‘combater o extremismo’”, disse. “Uma declaração que escancara a arrogância de ministros que abandonaram seu papel constitucional para agir como agentes políticos. Julgam fora dos autos.”

O post Oposição critica fala de Barroso sobre combate ao ‘extremismo’: ‘Agentes partidários’ apareceu primeiro em Revista Oeste.



Leia mais
Publicidade