TCU analisa contratos de conselhos com serviço de benefícios

Publicado em 16/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.poder360.com.br. Confira o original em: clique aqui.


O TCU (Tribunal de Contas da União) pode analisar nesta 4ª feira (16.abr.2025) um processo sobre contratos de conselhos profissionais com uma empresa que opera clubes de vantagens para seus filiados, a Alloyal. O caso está na pauta da Corte de Contas.

Segundo a peça inicial de acusação, há indícios de fraudes e direcionamentos. É citado o fracionamento de serviços para dispensar processos licitatórios mais longos como exemplo.

Formulário de cadastro
E-mail

Os conselhos profissionais são autarquias de natureza especial com distinções sutis de uma entidade pública convencional. Unem funções fiscalizatórias dos profissionais da área que representam e obrigações legais e administrativas, comuns às demais autarquias. São fiscalizados tanto pelo TCU quanto pela CGU (Controladoria Geral da União).

A representação cita conselhos como os Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de São Paulo, Santa Catarina, Pará e o CRM (Conselho Regional de Medicina) de Mato Grosso.

De acordo com o processo, os editais dos órgãos apresentaram cláusulas semelhantes e termos replicados sem adaptações locais, podendo indicar direcionamento.

Leia mais

Publicidade