Desaparecido em ataque do Hamas, cachorro retorna à família israelense depois de 18 meses
Publicado em 18/04/2025 · Categoria: Política
📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de revistaoeste.com. Confira o original em: clique aqui.
Rachel Dancyg recebeu uma notícia inesperada sobre seu cachorro, Billie, que estava desaparecido há 18 meses depois de um ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel. A tutora acreditava que o animal havia morrido, assim como seu ex-marido e irmão, que foram mortos durante o atentado.
Na última terça-feira, 15, à noite, a filha de Dancyg, Lee Maor, recebeu uma ligação de um soldado israelense informando que Billie havia sido encontrado vivo na cidade de Rafah, em Gaza. O reencontro trouxe um momento de alívio em meio ao conflito contínuo entre Israel e o Hamas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Depois de ser identificado por meio de um chip, Billie foi devolvido à família, que havia se mudado para o norte de Israel depois do ataque em 7 de outubro de 2023. Durante o atentado, a comunidade de Nir Oz foi severamente afetada, com quase um quarto dos cerca de 400 habitantes mortos ou capturados.
O conflito resultou na morte de mais de 51 mil palestinos, mais da metade mulheres e crianças, além de cerca de 1,2 mil israelenses. Mais de 250 pessoas foram sequestradas, e cerca de 60 ainda estão reféns.
Cachorro se aproximou ao ouvir hebraico
O soldado que encontrou Billie notou que o cão se aproximou ao ouvir palavras em hebraico, o que sugeriu que havia uma história por trás de sua presença em Gaza. “Eu disse ‘shalom‘ e ela pulou em mim”, relatou Aviad Shapira a uma televisão israelense.
O corpo do ex-marido de Dancyg, Alex, foi recuperado em agosto de 2024, e o de seu irmão, Itzhak, foi devolvido no começo de 2024, durante um cessar-fogo.
Apesar do conforto trazido por Billie, Dancyg afirmou que se sente presa ao trauma, ciente de que muitos reféns permanecem em Gaza. “É um milagre”, disse ela sobre o retorno do cachorro.
O post Desaparecido em ataque do Hamas, cachorro retorna à família israelense depois de 18 meses apareceu primeiro em Revista Oeste.
Leia mais
