Cortar laços com a China seria tolice, diz chanceler do Reino Unido
Publicado em 19/04/2025 · Categoria: Política
📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.poder360.com.br. Confira o original em: clique aqui.
A chanceler do Tesouro do Reino Unido –cargo equivalente ao de ministra da Fazenda–, Rachel Reeves, disse na 6ª feira (18.abr.2025) que seria uma decisão “muito tola” do governo britânico cortar relações com a China.
Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Reeves declarou que o Reino Unido não vai isolar o país asiático para agradar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano).
“Bem, a China é a 2ª maior economia do mundo, e seria, eu acho, muito tolo não se envolver com eles. Essa é a abordagem deste governo”, disse Reeves.
A declaração de Reeves se dá em um contexto de grande tensão entre China e EUA por causa das tarifas impostas pelos norte-americanos e retaliadas pelos chineses. Uma estratégia adotada pela Casa Branca para vencer a guerra comercial é tentar isolar a China dos demais parceiros comerciais.
Na 4ª feira (16.abr), Trump pressionou publicamente os países da América Latina a escolher um lado na guerra comercial. Em entrevista, disse que “talvez” os países da região precisem escolher entre os EUA e a China na hora de fazer acordos e parcerias.
A chanceler do Tesouro do Reino Unido terá uma reunião na Casa Branca na próxima semana para discutir as relações comerciais entre o país e os EUA.
