Estúdio da Turma da Mônica repudia uso de IA para reproduzir suas tirinhas
Publicado em 10/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de revistaoeste.com. Confira o original em: clique aqui.
O MSP Estúdios, responsável pela série de quadrinhos Turma da Mônica, emitiu uma nota de repúdio em resposta à reprodução não autorizada de seus personagens por inteligência artificial. Nas redes sociais, tirinhas geradas por IA que imitavam o estilo da Turma da Mônica tornaram-se virais, o que levou a produtora a se manifestar.
O estúdio prometeu adotar medidas legais para proteger seus direitos autorais e de propriedade intelectual, com o objetivo de salvaguardar a integridade de suas criações e evitar o uso indevido de seus personagens.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
“O uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual”, afirmou o MSP Estúdio, por meio de nota. “Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa”.
Estúdio da Turma da Mônica defende uso de tecnologia

A nota enfatiza a importância da tecnologia como ferramenta de apoio, não como substituto da criatividade humana. “Há mais de 60 anos, defendemos a ética e o compromisso com a cultura e agiremos sempre que esses princípios forem desrespeitados”, afirmou. “Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta de experimentação e inovação, mas reforçamos que ela deve atuar como apoio, e não substituição, à criação artística.”
No entanto, a IA deve complementar e não substituir a criação artística. “Quando tenta reproduzir o traço da Turma da Mônica, a IA apenas ecoa, de forma limitada, uma linguagem visual única, construída ao longo de décadas pelos artistas do MSP Estúdios”, informou. “Mais do que um estilo, esse traço carrega narrativas, emoções e a sensibilidade humana, algo que nenhum algoritmo consegue replicar por completo.”
O post Estúdio da Turma da Mônica repudia uso de IA para reproduzir suas tirinhas apareceu primeiro em Revista Oeste.
Leia mais
