EUA dizem que tarifas à China chegam a 245%
Publicado em 16/04/2025 · Categoria: Política
📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.poder360.com.br. Confira o original em: clique aqui.
A Casa Branca anunciou na noite de 3ª feira (15.abr.2025) que a China poderá enfrentar tarifas de até 245% sobre alguns produtos exportados para os EUA como “resultado de suas ações retaliatórias” na guerra comercial entre os países.
A informação é apresentada no novo decreto assinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), que trata do combate a ameaças à segurança nacional e à estabilidade econômica. Eis a íntegra (PDF–174 kB, em inglês).
De acordo com a Casa Branca, o percentual de 245% representa o teto que alguns produtos chineses podem sofrer, considerando 3 camadas de tarifas:
- 125% – taxa recíproca;
- 20% – para frear o fluxo de fentanil para os EUA;
- 7,5% a 100% – sobre bens específicos da Seção 301, como aço, alumínio, semicondutores e carros elétricos.
Por exemplo, carros elétricos chineses já estão sujeitos a tarifas de 100% da Seção 301, herdadas do governo de Joe Biden (2021-2025). Com a aplicação das demais taxas, esses produtos podem atingir a alíquota total de 245%.
O documento também detalha as principais medidas da política econômica e comercial de Trump. Segundo o texto, o governo considera as tarifas uma ferramenta para “nivelar o campo de atuação e proteger a segurança nacional dos EUA”.
Ainda conforme a Casa Branca, mais de 75 países já iniciaram discussões com os EUA para negociar novos acordos comerciais. Por esse motivo, as tarifas foram temporariamente suspensas por 90 dias durante as conversas– com exceção da China, que retaliou.
