Exercícios e nova técnica com ultrassom oferecem esperança a pacientes com Parkinson
Publicado em 15/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de revistaoeste.com. Confira o original em: clique aqui.
Diagnosticado com Parkinson, o aposentado Moacir Antônio Covre, de 79 anos, encontrou no exercício físico um aliado para manter a qualidade de vida. De acordo com informações do portal g1, Moacir participa do Programa de Atividade Física para Pacientes com Doença de Parkinson (Proparki), oferecido desde 2006 pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP).
Leia mais: “Justiça determina cobertura integral de terapias para crianças com autismo”
“Estou melhorando porque me esforço bastante, venho aqui duas vezes por semana e também faço exercícios em casa”, disse Moacir ao g1. “É um triplo benefício: o social, mental e físico. No momento em que estamos com a mente sadia conseguimos desenvolver qualquer atividade.”

As aulas ocorrem duas vezes por semana no ginásio da universidade e atendem atualmente 46 pacientes. O objetivo é estimular a força muscular, a agilidade, a coordenação motora e aliviar sintomas como problemas de equilíbrio e locomoção.
Avanço tecnológico elimina tremores do Parkinson
Nos Estados Unidos, uma nova terapia trouxe resultados surpreendentes a um paciente de 72 anos. De acordo com o site Good News Network, o idoso Orlando Avendaño conviveu por 30 anos com os tremores causados pela doença de Parkinson. Recentemente, ele se submeteu a um tratamento com ultrassom focado, que eliminou os sintomas.
O procedimento, aprovado em 79 centros neurológicos norte-americanos, usa ondas sonoras de alta frequência. Elas são direcionadas com precisão a regiões específicas do cérebro por meio de um capacete chamado Neuravive.
A técnica não exige cirurgia nem anestesia. Durante a aplicação, o neurocirurgião Lloyd Zucker mapeou o ponto exato do cérebro de onde vinham os tremores e acompanhou os efeitos em tempo real.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
“É a coisa mais maravilhosa”, disse o neurocirurgião ao site. “Faço isso há anos, e, como você pode ver, começo a sorrir. Não dá para parar quando você vê os pacientes e as famílias e o que isso faz por eles.”
O post Exercícios e nova técnica com ultrassom oferecem esperança a pacientes com Parkinson apareceu primeiro em Revista Oeste.
Leia mais
