Frente fria derruba temperaturas e traz fortes chuvas
Publicado em 15/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de revistaoeste.com. Confira o original em: clique aqui.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para 17 Estados brasileiros por causa da previsão de chuvas intensas e queda de temperatura no começo da semana de Páscoa. Uma frente fria e um canal de umidade são os principais responsáveis pelas condições adversas, que afetam diretamente as Regiões Sul e Sudeste desde esta segunda-feira, 14.
Confira a lista de Estados em alerta:
- Minas Gerais;
- São Paulo;
- Mato Grosso do Sul;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Tocantins;
- Bahia;
- Piauí;
- Maranhão;
- Pará;
- Amapá;
- Roraima;
- Rondônia;
- Acre; e
- Amazonas.
Segundo o site Meteored, na Região Sul, um sistema de alta pressão mantém o tempo estável, mas a chegada de uma massa de ar frio resulta em temperaturas mais baixas, especialmente nas serras catarinense e gaúcha, com mínimas previstas entre 10°C e 12°C. O cenário pode mudar com a aproximação de um canal de umidade.
Os Estados do Sudeste enfrentam chuvas significativas e ventos de 40 a 60 km/h causados pela frente fria. Áreas do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais estão em alerta, com previsões de 20 a 30 mm/h de chuva, o que pode acumular até 50 mm por dia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nesta terça-feira, 15, a probabilidade de chuvas intensas se espalha, o que inclui pequenas áreas da Região Sul, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O Inmet emitiu um alerta laranja para Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e noroeste de Mato Grosso, onde as chuvas podem alcançar 50 mm/h e acumular até 100 mm/dia, o que tem potencial para transtornos.
Canal de umidade se alia à frente fria

Entre esta quarta-feira, 16, e quinta-feira 18, o canal de umidade se expandirá, o que afeta o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Sul do Brasil. O litoral do Sudeste até Mato Grosso do Sul está em risco de chuvas intensas, com destaque para o Triângulo Mineiro, o sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo, Espírito Santo e partes de Mato Grosso do Sul e Goiás, onde as chuvas devem se intensificar na tarde desta quarta-feira.
As temperaturas devem diminuir consideravelmente nas regiões afetadas. No Sul, além das serras, cidades como Guarapuava (PR) e Curitiba têm mínimas previstas de 13°C e 16°C, respectivamente. Já no Centro-Oeste, Campo Grande deve registrar máximas de 26°C. No Sudeste, Belo Horizonte terá mínimas de 25°C.
O post Frente fria derruba temperaturas e traz fortes chuvas apareceu primeiro em Revista Oeste.
Leia mais
