Leia dicas para evitar erros na hora de comprar na Páscoa
Publicado em 13/04/2025 · Categoria: Política
📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.poder360.com.br. Confira o original em: clique aqui.
Com a chegada da Páscoa, consumidores já encontram nas prateleiras uma grande variedade de ovos de chocolate e pescados. No entanto, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) faz um alerta: é preciso cuidado para não adquirir itens irregulares e evitar erros na hora da compra.
Leia abaixo as dicas do instituto:
OVOS DE PÁSCOA
Uma das orientações diz respeito aos ovos de chocolate que trazem brinquedos como brindes. Nestes casos, é essencial conferir se a embalagem traz a indicação: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”.
Além disso, deve-se observar se há a recomendação da faixa etária apropriada para o brinquedo.
De acordo com o Ipem-SP, essas informações asseguram que o brinquedo foi testado e não representa perigo à saúde das crianças. A recomendação, no entanto, não se aplica a brindes como canecas ou maletas, que não são enquadrados como brinquedos.
Outra orientação é a de observar se a embalagem dos produtos, como ovos de Páscoa, bombons ou colombas (um tipo de pão doce), apresenta claramente o peso líquido. Esse valor deve considerar só o conteúdo comestível, excluindo o peso da embalagem e de eventuais brindes.
PESCADOS
No caso da compra de pescados, o órgão orienta os consumidores a redobrarem a atenção, especialmente ao adquirir peixe fresco. Em feiras livres ou mercados, é fundamental acompanhar a pesagem do produto no momento da compra.
Se houver solicitação para que o peixe seja embalado com gelo, o ideal é garantir que a pesagem seja feita antes da adição do gelo, evitando cobranças indevidas.
Para pescados em conserva, congelados ou pré-embalados, o consumidor tem o direito de pedir a verificação do peso em uma balança do local. Nesse tipo de produto, é essencial verificar o peso líquido do conteúdo, além de observar o peso total com a embalagem.
Com informações da Agência Brasil.
