Operação apreende adolescentes por crimes digitais em MG e RN
Publicado em 16/04/2025 · Categoria: Política
📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.poder360.com.br. Confira o original em: clique aqui.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio das Polícias Civis de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte, apreendeu 2 adolescentes suspeitos de crimes na internet. A operação foi realizada nesta 4ª feira (16.abr.2025). As investigações mostram que os jovens promoviam transmissões ao vivo com estímulo a automutilação, maus-tratos de animais e discursos de ódio.
Também foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão. Os suspeitos, de 15 e 16 anos, gerenciavam servidores usados para divulgar os atos de violência. Em um dos casos, uma adolescente foi estimulada a torturar o afilhado de 5 anos. Segundo as autoridades, ela seguia ordens de outros participantes da transmissão.
A operação foi realizada nas cidades de Belo Horizonte e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Açu, no Rio Grande do Norte. O objetivo das autoridades é combater a radicalização e a violência digital entre jovens. Elas alertam para a influência negativa exercida por grupos em redes sociais e fóruns online.
Na 3ª feira (15.abr.2025), a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou a Operação Adolescência Segura em 7 Estados, a fim de desarticular uma organização criminosa que praticava crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. A investigação levou à prisão de 2 homens e à apreensão de 7 adolescentes. A quadrilha atuava em São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Um dos adolescentes suspeitos ateou fogo em um homem em situação de rua e transmitiu o crime ao vivo. A vítima sofreu queimaduras em 70% do corpo. O episódio chocou a sociedade e impulsionou a atuação das autoridades.
