Paraná Pesquisas no Tocantins: Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio

Publicado em 11/04/2025 · Categoria: Política

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de revistaoeste.com. Confira o original em: clique aqui.


Levantamento de intenções de voto do Paraná Pesquisas com eleitores do Tocantins apresenta más notícias para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o material desta sexta-feira, 12, no Estado, o petista perderia embates com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Numa eventual disputa contra Bolsonaro no segundo turno, Lula ficaria mais de 18 pontos porcentuais atrás do oponente entre o eleitorado tocantinense. Enquanto o presidente de honra do Partido Liberal (PL) teria 51,7% das intenções de voto, o membro do Partido dos Trabalhadores (PT) ficaria com 33,2%. Brancos e nulos seriam 8,9%, enquanto 6,3% não souberam ou não quiseram responder.

Contra Michelle, a diferença cai um pouco, mas segue ainda em dois dígitos. De acordo com o Paraná Pesquisas, a presidente nacional do PL Mulher alcançaria, se a eleição fosse hoje, 48,9% no Tocantins. O petista, por sua vez, teria 34,6%. Diante desse cenário, 9,8% dos entrevistados formam o grupo de nenhum/branco/nulo. Além disso, 6,8% constam na parte de não souberam/não responderam.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A diferença com Tarcísio é de 9,9 pontos porcentuais. O governador paulista, que integra o quadro de filiados do Republicanos, registra 45,3% — contra 35,4% do eventual oponente pelo PT. Entre os dois como opções para um eventual segundo turno pelo comando do Palácio do Planalto, 12,6% dos eleitores tocantinenses surgem como nenhum/branco/nulo. Por fim, 6,7% não souberam opinar ou não quiser responder.

Desaprovação de Lula no Tocantins é de 59%, indica Paraná Pesquisas

A equipe do Paraná Pesquisas também se propôs a mostrar como os eleitores do Tocantins avaliam o governo Lula. Do total de entrevistados, 59% afirmaram desaprovar a gestão petista. A aprovação, contudo, ficou em em 37,7%. Além disso, 3,3% não souberam ou não quiseram responder.

Para o levantamento desta sexta-feira, o instituto entrevistou mais de 1,6 mil eleitores em potencial, em 60 municípios tocantinenses. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 5 a 8 de abril.

De acordo com o Paraná Pesquisas, a margem de erro do material é de 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Assim, alega-se que o grau de confiança é de 95%.

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste

O post Paraná Pesquisas no Tocantins: Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio apareceu primeiro em Revista Oeste.



Leia mais
Publicidade