Sábado Santo: o que significa a data celebrada hoje pelos católicos?
Publicado em 19/04/2025 · Categoria: Economia

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.infomoney.com.br. Confira o original em: clique aqui.
O Sábado Santo, também chamado popularmente de Sábado de Aleluia, é celebrado hoje, 19, pelos católicos. É um dia marcado por reflexão e dedicado à vigília para a espera da ressurreição de Jesus Cristo, que, segundo a tradição, ocorre no domingo de Páscoa.
“Não se trata de um clima de luto ou tristeza, pois sabemos que o Senhor está vivo; no entanto, recordamos que hoje Ele está no sepulcro e, logo mais à noite, celebraremos a ressurreição gloriosa”, explicou o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), em texto divulgado pelo Vatican News, o portal de informação da Santa Sé.
De acordo com ele, ao longo deste sábado as paróquias costumam reunir um grupo de pessoas para preparar a ornamentação das igrejas – não há celebração de missas. É que depois das 18 horas começa a Vigília Pascal, momento em que os católicos celebram a vitória de Cristo sobre a morte.

Páscoa: por que os doces nostálgicos não têm mais o mesmo gosto da infância?
Produtos como o chocolate Surpresa e a bolacha Passatempo voltaram às prateleiras em meio a críticas em relação a mudanças na composição dos ingredientes

Quando será a Páscoa nos próximos 5 anos? Veja o calendário
A cada ano, a data, que não é fixa, varia conforme uma fórmula adotada pela Igreja Católica no ano 325.
A Vigília é o último ato do Tríduo Pascal, que se encerra na manhã de domingo de Páscoa.
“Mesmo sendo Sábado Santo, ainda se podem realizar as penitências escolhidas ao longo do tempo quaresmal, como não comer carne durante o dia, intensificar a oração e optar pelo jejum como recomendam os livros litúrgicos. As penitências quaresmais se encerram com a celebração da Vigília Pascal”, descreveu dom Orani. “A Vigília Pascal é a liturgia mais importante do ano.”
Essa data também é conhecida como Sábado de Aleluia porque, ao longo da Quaresma, não se cantou o “aleluia”. Isso só volta a acontecer durante a Vigília, quando se encerra a espera pela volta de Jesus, segundo os relatos bíblicos.
Malhação de Judas
É hoje também o dia em que se festeja a malhação de Judas, tradição em que os cristãos espancam, torturam e, às vezes, queimam um boneco simbolizando o apóstolo que entregou Jesus aos romanos há dois mil anos.
No Brasil, é costume caracterizar os bonecos representando Judas Iscariotes como políticos ou pessoas famosas, mas pouco populares.
The post Sábado Santo: o que significa a data celebrada hoje pelos católicos? appeared first on InfoMoney.
