Site dos EUA sobre Covid passa a dizer que vírus surgiu em laboratório na China
Publicado em 18/04/2025 · Categoria: Economia

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.infomoney.com.br. Confira o original em: clique aqui.
O site oficial Covid.gov, do governo dos Estados Unidos, antes voltado à disseminação de informações públicas sobre a pandemia, passou a redirecionar usuários para uma nova página promovida pela administração Trump que defende a tese de que o coronavírus se originou em um laboratório na China. A mudança afeta também o site Covidtests.gov, que anteriormente permitia solicitar testes gratuitos.
O conteúdo atual da página apresenta acusações de que autoridades de saúde e agências de inteligência dos EUA suprimiram a teoria por razões políticas. O texto também questiona a atuação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e alega que o governo Biden tentou controlar a narrativa sobre a pandemia.
A reformulação da página inclui links para documentos oficiais, como o relatório do Comitê de Supervisão da Câmara, e menções diretas a figuras públicas como o Dr. Anthony Fauci, o ex-governador Andrew Cuomo e a ONG EcoHealth Alliance. As acusações incluem desde suposta obstrução de investigações até financiamento de pesquisas de alto risco em Wuhan com recursos públicos dos EUA.
A nova postura do governo ocorre após a divulgação de um relatório da CIA, que aponta como “mais provável” a origem laboratorial da Covid-19, embora com “baixa confiança” nas conclusões. A agência reforça que ambas as hipóteses — origem natural ou acidental em laboratório — continuam sendo plausíveis.
Em resposta, a embaixada da China nos EUA afirmou: “Nos opomos firmemente à politização e à estigmatização da origem do vírus”.
A modificação do site faz parte de uma ofensiva mais ampla da administração Trump para alterar ou remover conteúdos de páginas federais considerados ideologicamente divergentes. Desde fevereiro, sites com temas como mudança climática, equidade racial e identidade de gênero também foram alvos de mudanças.
The post Site dos EUA sobre Covid passa a dizer que vírus surgiu em laboratório na China appeared first on InfoMoney.
