Trump troca chefe da Receita dos EUA após disputa entre Musk e Bessent, diz NYT
Publicado em 18/04/2025 · Categoria: Economia

📰 Nota: Este conteúdo foi republicado automaticamente de www.infomoney.com.br. Confira o original em: clique aqui.
O governo Trump decidiu substituir o chefe interino do Internal Revenue Service (IRS), a Receita Federal dos Estados Unidos, após uma disputa interna entre o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o bilionário Elon Musk, informou o New York Times nesta sexta-feira (18). A decisão foi tomada, segundo o jornal, após Bessent reclamar diretamente ao presidente que a nomeação de Gary Shapley ocorreu sem seu conhecimento e sob influência de Musk.
Shapley, agente veterano do IRS e elogiado por conservadores por críticas ao Departamento de Justiça no caso Hunter Biden, havia sido escolhido na terça-feira (15) após a renúncia da então interina Melanie Krause. Ela deixou o cargo após o Tesouro concordar em compartilhar dados do IRS com o órgão de imigração dos EUA.

Política de Trump para acelerar deportações não pode ser implementada, decide juiz
Nova política de Trump para acelerar deportações não pode ser implementada, decide juiz dos EUA

Trump estuda demitir Powell do Fed, diz assessor
“O presidente e sua equipe continuarão a estudar o assunto”, disse Hassett a repórteres na Casa Branca em resposta a uma pergunta
Bessent, que não foi consultado sobre a indicação de Shapley, acusou Musk de contornar o Tesouro e intervir diretamente junto à Casa Branca por meio do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), ligado ao bilionário. O presidente Trump autorizou a reversão da nomeação. O próximo interino será Michael Faulkender, atual vice-secretário do Tesouro, que ocupará o cargo até que o indicado oficial, o ex-congressista Billy Long, seja confirmado pelo Senado.
O atrito tornou-se público na noite de quinta-feira (17), quando Musk republicou no X uma postagem da ativista Laura Loomer, que questionava o alinhamento político de Bessent com Trump. O bilionário comentou: “Preocupante”, referindo-se a uma reunião entre Bessent e John Hope Bryant, CEO da ONG Operation HOPE. Bryant afirmou posteriormente que não discutiu temas políticos com o secretário.
A tensão entre Musk e Bessent vem desde a disputa pela chefia do Tesouro. Musk apoiou outro nome para o cargo, o atual secretário de Comércio, Howard Lutnick, e chegou a dizer que Bessent era a escolha “convencional” e contrária a mudanças. Trump acabou escolhendo Bessent, mas reconheceu a tentativa de interferência por parte de Lutnick, segundo relatos obtidos pelo New York Times.
Segundo o jornal, a influência crescente de Musk em decisões do governo tem causado desconforto em membros da administração. Recentemente, o CEO da Tesla travou uma troca pública de insultos com Peter Navarro, conselheiro de Trump favorável às tarifas que prejudicam os negócios da montadora.
The post Trump troca chefe da Receita dos EUA após disputa entre Musk e Bessent, diz NYT appeared first on InfoMoney.
